O que fazer com as crianças em casa

Crianças em casa! O que fazer?

Oláaaaaaaa!!!!!

Crianças em casa! O que fazer? É o segundo post do ano, e apesar de não ser um post triste, não era exactamente o que eu tinha planeado 😀

Todos sabemos que estamos a passar por uma prova de fogo enquanto comunidade, enquanto profissionais, enquanto família.

Mas, temos de ver igualmente o copo meio cheio de tudo isto!

Em diversas situações demonstrámos a eficácia e o poder da nossa união. Enquanto comunidade ajudámos imensas situações particulares, de pessoas a atravessarem problemas graves de saúde ou económicas, e imensos de nós ajudaram com um bocadinho, e esse bocadinho fez algo GIGANTE! Esta é mais uma oportunidade para isso. Para demonstrarmos o quão GIGANTES podemos ser em sociedade. E desta vez, apenas nos pedem para ficar em casa, para que este vírus não se propague a uma velocidade alucinante e todos possamos ser assistidos no hospital caso fiquemos nos 20% das situações graves.

É que 20% de 10 milhões ainda é muita fruta!

 

Sei que ao não trabalhar não entra dinheiro, sei isso na primeira pessoa. Mas, sem saúde garantidamente não poderemos trabalhar, nem viajar, nem fazer tudo o que planeamos de fantástico para este ano tão promissor.

No entanto, não me irei alongar sobre isto pois não é de todo o objectivo deste post. Aqui o objectivo é como tornar os dias de isolamento voluntário mais leves, mais divertidos, menos stressantes, e de maior união familiar.

 

Vantagens…

Portanto, vejamos 🙂

– Mais tempo com os filhos, que tantos pais dizem não ter devido às horas de trabalho obrigatórias
– Sem as correrias de manhã, acordar cedo, comer, vestir, e sair a voar
– Mais tempo para ler, cozinhar, orientar a casa sem pressas.
– Mais tempo para ver televisão (uma sériezinha por exemplo), sem ser o panda, a heidy, os PJMasks, e mais uma lista infindável ahahah. Quem não tem netflix, este é o momento!!!

Sendo assim, o objectivo de hoje é deixar-vos algumas ideias para fazer com as vossas crianças em casa, sem terem que pensar muito no assunto. São ideias retiradas de vários sítios, de clientes meus que sugeriram após um post meu no facebook e no instagram (muito obrigada!!!) e de um boneco animado que adoro pela sua simplicidade e criatividade: Bingo e Bluey! Se não conhecem, vejam!!! Passa no Disney Junior.

 

Vamos a isto!!! O que fazer com as crianças em casa?!

Preparar a prenda para o Dia do Pai!!!!! É já para a semana!!! Ideias?? Existem imensas no Pinterest mas deixo aqui 4 que gostei:

  1. Pote da Calma: para quem tem um daquele copos de vidro com tampa ou mesmo uma garrafa de água, junta água, purpurinas e coisas que possam boiar (corações em papel plastificado por exemplo ou círculos a dizerem coisas que as crianças gostam no pai (brincalhão, doidinho, melhor pai do mundo, etc), perguntem-lhes que terão respostas surpreendentes. Olhem bem para o que têm em casa e inventem!
  2. Pintura de figura masculina, na cartolina, com ajuda das mãos.
  3. Moldura a dizer algo e com duas pedras a fazer de pessoas (Papá Adoro-te, É os melhor, etc). Vejam AQUI, é muito giro e SUPER simples, se têm molduras vazias em casa é aproveitar!!!  Os olhinhos podem pintar ou com tinta ou caneta permanente caso não tenham os olhinhos como na imagem.
  4. 10 Coisas que adoro no meu pai! Se costuma guardar os pauzinhos de gelado para eventuais trabalhos manuais, então esta é uma excelente oportunidade!!!

 

Jogo do balão: encher um balão com ar e não deixar que ele caia no chão, pela casa toda! Dá para toda a família! Caso queiram tornar mais desafiante, um dos adultos poderá dificultar a situação e jogar o balão para locais com obstáculos (por cima da cama, sofá, etc).

Jogos de tabuleiro, para quem tem jogos de tabuleiro em casa é uma ótima opção! Por cá temos Monopoly dos Dinaussauros, Dragabolas, Bingo, Jogo da Operação (excelente para a motricidade fina), o Porco Comilão, Quem é Quem, entre outros.

Jogar aos médicos: o pai ou a mãe é o doente, e as crianças médico e enfermeiro. Aqui a imaginação é infinita, podem desenhar o RX feito ao doente, espalhar bonecos para simular outros doentes e um hospital cheio;

Brincar ao taxista: um é taxista, outro é o cliente, outro é polícia (multas em alta velocidade) outro sr da oficina caso o táxi avarie. Para simular o taxi bastam 4 ou 5 cadeiras, uma mesa, uma vassoura de cada lado com uma corda a junta-las e qq coisa no meio preso com uma mola a fingir o espelho retrovisor ahahahah.

Brincar aos profissionais: Um é o patrão, os outros os funcionais e toca a ser imaginativo!

Bonecas e bonecos, ainda hoje a minha filha fingiu que as suas bonecas foram à praia, e depois banho de sol (secaram à janela sobre um toalhete). Usei um alguidar como praia ahah.

Cozinhar– Para quem gosta!!! Coisas em que os miúdos consigam participar e até serem criativos: bolachas, queques, gelados de fruta, espetadas de fruta, pizza. Com os meus por exemplo divido a massa que faço em duas pizzas e cada um faz à sua maneira com os ingredientes que lhes dou, expostos em taças (conforme o que tenho em casa, por exemplo milho, atum, azeitonas, queijo ralado, cogumelos,…). O meu sobrinho numa das vezes simulou uma cara na sua pizza. O molho de tomate podem comprar já feito ou fazer. Geralmente faço.

Brincar aos Robots: Alguém é robot e outra pessoa dá as instruções, no episódio do Bluey usaram o papá robot para arrumar os brinquedos, mas o robot avariou hehehehehe

Escondidas: é uma óptima forma de descobrir bons esconderijos em casa e saber onde as suas crianças poderiam se esconder em caso de mega birra hehe

Histórias: ler uma história e pedir que as crianças façam um desenho sobre a mesma história! Ouuuuuuuuuuuu…. criar uma mini peça de teatro sobre essa história. Convém escolherem uma história pequena. Ouuuuu ainda, a mae conta a história e o pai ou mano mais velho, faz simulação.

Festa do Pijama: uma vez que estamos em isolamento voluntário, acredito que muitos como eu, nem tirarão o pijama 😛 por isso até vem a calhar! Podem ir da mais simples à mais elaborada, conforme o que tiverem em casa e conforme a vossa disposição. A mais simples basta fazerem umas tendas nos quartos com lençóis, uma play list do spotify e toca a dançar ou mesmo contar histórias no escuro com lanterna. Para os pais que adoram coisas mais elaboradas, podem preparar um lanchinho especial alusivo ao tema e um cronograma da festa com mais actividades.

Pista de Obstáculos: tenham uma casa grande ou pequena é algo que todos conseguem fazer. Criem uma série de obstáculos ao longo das divisórias para os miúdos realizarem! Envolvam-nos a realização dessa mesma pista.

Caça ao tesouro!!! Os miúdos adoram!!!

Pinturas: algo que os meus filhos gostam de fazer com guaches é pintar pedras. O meu D. faz colecção de pedras, de vez em quando pintamo-las e eles adoram.

Conchas: Se os vossos filhos, tal como os meus, trazem sempre QUILOS de conchas da praia, esta é uma boa altura para usá-las!!! Entre fios e colagens têm imenso para fazer. Podem por exemplo usar um pote e decorá-lo com conchas, servindo para colocar as suas canetas ou lápis de cor, ou com fundo de cartão fazer molduras para colocar uma foto no meio.

Arrumar a casa!!! Simmmmmm também é uma brincadeira gira, com resultados ótimos para os pais! Tem de se criar desafios para tornar interessante aos olhos das crianças: quem apanhar a roupa toda do chão tem direito a X (a uma medalha, a ver x tempo a TV, uma moeda, o que os pais acharem mais adequado). O mesmo para a separação da roupa por cores, recolha dos brinquedos espalhados, aspirar, etc. Ao pendurar a roupa no estendal pedir que vos passem peça a peça e as molas.

 

E pronto…

É isto… estas são as minhas sugestões, cuja a maioria conseguem fazer pois não precisa de quase nada a não ser boa disposição, para quem tem miúdos na idade dos meus!

Uma forma de tornar os dias de isolamento voluntário mais leves

É claro que é igualmente importante as crianças em casa saberem brincar sozinhas. Isso porque faz com que conheçam melhor as suas habilidades e fortaleçam as suas aptidões. O acto de brincarem sozinhos é uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo, uma vez que essa prática aumenta a sua independência e autonomia. Há diversos artigos sobre isto! E também irá permitir aos pais que estão a trabalhar a partir de casa terem algum tempo para isso bem como para a gestão da casa. As vossas estratégias dependerão sempre da idade e personalidade de cada criança.

O que faço com os meus para os incentivar neste sentido é explicar que há uma regra: faço uma brincadeira com eles, quando terminamos eles têm de brincar um pouco entre eles ou sozinhos, às vezes até lhes dou um tempo pois o mais velho entende isso e orienta a irmã (30/ 45 minutos ou 1h). Só depois voltarei a brincar com eles. Assim, tenho algum tempo para organizar as minhas coisas, eles não acham que seja injusto e não estou a dizer “agora não posso“.

Espero ter contribuído um pouquinho para a ocupação dos vossos novos tempos livres 🙂

Bom isolamento e até muito breve!!!
Suzy
www.suzyvieira.pt

 

NOTA: as imagens acima foram retiradas do Pinterest.

1 reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *